DicasInvestimentos

Como os NFTs Vão Mudar a Indústria de Jogos e Esportes

Como parte da enorme evolução digital, NFTs entraram emossa vida diária. Ou, pelo m nenos, eles estão no processo de fazê-lo. A ideia em si é bastante corajosa, embora as empresas e os clientes precisem de tempo para adaptar seus produtos / padrões de comportamento a essa tecnologia e, então, adotar o NFT com sucesso.

Portanto, a indústria de jogos é a arena perfeita para isso. Na verdade, já temos esses itens incluídos – embora em um formato de baixa escala. A tecnologia tem um potencial muito maior, tanto nos jogos em geral quanto na dimensão dos eSports. Parece que a questão deveria ser – quem vai integrá-lo primeiro em seu ecossistema?

Vamos dar uma olhada nas perspectivas da NFT na indústria de videogames

Conquistas em jogos baseados em histórias

Você caça troféus durante suas aventuras de jogo? E se esses troféus tiverem valor além de sua experiência emocional?

A maioria dos jogadores sabe o quão atraente é a ideia de desbloquear conquistas em jogos baseados em histórias. Você percorre caminhos longos e completa muitas missões apenas para ver aquela pequena notificação na tela e, em seguida, desfrutar de 100% das conquistas no Steam ou do Troféu Platinum no PlayStation. Mas então … Cada troféu e cada conquista é quase igual a todos os outros. A sensação de conseguir algo especial vai desaparecendo lentamente – pelo menos para o jogador. E para os desenvolvedores, o recurso que deveria motivar os jogadores a investir mais tempo e energia no jogo (com a compra de DLC e mercadoria) começa a se tornar menos interessante.

Se a conquista estiver conectada a um NFT, inclui o registro de tudo que está conectado a ele: como ou quando. Cada troféu seria muito mais precioso do que o Platinum padrão – com mais emoção para os jogadores e com melhor conexão com os clientes para os desenvolvedores.

Conquistas em jogos como serviço

Os NFTs são ainda mais cruciais para jogos em andamento. As empresas precisam de uma renda regular para apoiar esses projetos. Os DLCs e os Battle Passes teriam números de vendas ainda melhores se trouxessem algo realmente exclusivo para os clientes. O valor de itens cosméticos será muito mais significativo.

Um dos outros grandes aspectos da tecnologia NFT é a possibilidade de adicionar literalmente qualquer objeto digital ao blockchain e torná-lo um token não fungível(NFT). Trajes de heróis, personagens, ícones de jogadores, vídeos ou trilhas sonoras – deixe a criatividade da equipe de desenvolvimento florescer e aumente a retenção de jogadores.

Os NFTs fornecem uma nova camada de valor aos inventários de jogos, motivam os jogadores a retornarem ao jogo e tornam todo o processo de jogo muito mais significativo.

Troféus eSports

Ganhar taças grandes em torneios de eSports é definitivamente bom, limitar a indústria de eSports apenas a troféus físicos é uma relíquia da história. É uma questão de tempo até que todo o ecossistema de recompensas e conquistas dos eSports, etc., seja totalmente digitalizado. Torneios de pequeno e médio porte seriam capazes de fornecer aos participantes prêmios excelentes se fossem troféus do NFT. E os vencedores dos grandes eventos também apreciariam as copas NFT – para complementar as taças tangíveis e o registro completo / comprovado de sua vitória.

O papel de um NFT pode ser especialmente significativo na educação de eSports. Iniciantes em jogos competitivos geralmente precisam de uma ferramenta para provar seu progresso e habilidades, e tokens não fungíveis podem oferecer isso.

Esports NFTs para espectadores

Outro grande uso da tecnologia é a capacidade de fornecer NFTs para espectadores de eventos de eSports. Este cenário foi implementado com sucesso em todo o projeto Navination. A ideia é muito interessante – os usuários do DMarket assistem a streams e recebem itens digitais aleatórios. Esses prêmios são NFTs, portanto, têm um valor real e podem ser vendidos / comprados no mercado. As próprias gotas são feitas no estilo de jogo – e o objetivo é coletar peças e criar objetos com elas.

Os resultados são impressionantes – 256 transmissões ocorreram na 1ª temporada, mais de 500 mil itens foram descartados e 15815 artesanatos foram feitos. O NFT de eSports mais caro vendido no DMarket custava US$ 100 mil(R$560 mil na cotação do dólar atual).

O mesmo esquema pode ser benéfico muito além de uma equipe de eSports. Drops de NFTs oferecem uma maneira eficaz de trazer espectadores para streams e construir uma base de fãs forte para organizações, torneios ou jogos.

Mudanças Gerais com NFT

Toda a tendência da evolução digital é levar os seres humanos (ou pelo menos a nossa atenção) para mundos virtuais. Esse processo é bem-sucedido – provavelmente bem-sucedido demais. A virtualidade fica muito distante da realidade e os NFTs constroem uma ponte de volta.

Os jogos tradicionalmente são digitais. Com esse aumento em sua popularidade, o setor ainda carece de uma base razoável para o valor real dos itens digitais. Os NFTs fornecem essa base, protegendo a singularidade dos objetos digitais. Claro, isso é apenas uma tecnologia – mas tal tecnologia oferece novas ferramentas para construir a experiência do usuário em produtos de jogos e relacionamentos de longo prazo com o cliente. Na verdade, é melhor sentir as mudanças gerais que vêm aos jogos e esportes eletrônicos com NFT como uma continuação da evolução digital – nada muito drástico, mas uma sequência lógica das etapas positivas anteriormente tomadas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo