DicasInvestimentos

Metaverse: Onde a Criptografia, o Jogo e o Capitalismo Colidem.

Jogadores viram as costas às carreiras de Wall Street e à faculdade de medicina para buscar fortuna em uma arena online.

Para entender por que Mark Zuckerberg pensa que “o metaverse” é a próxima fronteira, considere o caso de Sam Peurifoy. O doutorado em química de 27 anos pela Universidade de Columbia deixou seu emprego na Goldman Sachs no auge da pandemia e agora está procurando fortuna na criptografia jogando videogame.

Ele recrutou dezenas de pessoas do México para as Filipinas para uma “Guilda” que joga sob o comando do “Capitão” Peurifoy. Em troca, ele junta os fundos necessários para entrar no Axie Infinity, um jogo em que os jogadores coletam Smooth Love Potion – um token digital que pode ser potencialmente convertido em dinheiro real.

O metaverse dos sonhos de Zuckerberg é o tipo de lugar onde todos estão conectados a uma realidade virtual, capazes de se teletransportar, fazer as coisas acontecerem apenas pensando sobre elas e efetivamente ultrapassar as limitações do mundo físico para um novo e valente mundo digital. O bilionário admite que ainda está “muito longe”.

Mas o que Peurifoy e sua Guilda estão fazendo agora em Axie oferece um vislumbre desse futuro. Não é bem “Ready Player One” – a aventura distópica de ficção científica de Steven Spielberg baseada no livro de Ernest Cline, ou mesmo “Snow Crash”, o romance de Neal Stephenson de 1992 que cunhou o termo “metaverse”. Em vez disso, é uma arena online onde reina “finanças descentralizadas” ou DeFi – fundindo criptomoedas, tecnologia de blockchain, tokens não fungíveis e jogos de vídeo.

Sam Peurifoy

No entanto, este mundo está cheio de perigos e está longe de ser altruísta. Os investidores e banqueiros discordam profundamente sobre como as criptomoedas se desfarão no final, mas o que eles sabem é que os preços têm estado extremamente voláteis. Enquanto Bitcoin, Ethereum e outros estão ganhando mais aceitação em Wall Street, o universo maior é habitado por um número cada vez maior de moedas meme novas e não testadas – algumas tão questionáveis que são literalmente conhecidas como moedas de merda.

Com interrupções técnicas e mudanças repentinas de preços, não há garantia de que esses tokens possam realmente ser convertidos em dinheiro. E no mundo criptográfico, também é visto como um rito de passagem para ser enganado em um ponto ou outro. Isso pode ser bom para investidores ricos que podem engolir o risco, mas pode deixar os participantes do mercado, incluindo os do mundo em desenvolvimento, vulneráveis.

Axie Infinity Boom

Axie – que está na vanguarda dessa tendência “GameFi” – já gerou mais de R$ 2,5 bilhões em volume de negócios. Vários outros concorrentes que oferecem jogos que atraem os jogadores com a promessa de criptografia também estão ganhando popularidade. Os capitalistas de risco e os fundos de hedge estão tentando lucrar com essa nova corrida do ouro online, na qual prevêem que bilhões de pessoas furtarão, esmagarão, atirarão ou matarão na esperança de ganhar tokens digitais.

Axie não tem muito que ver perto dos muitos jogos surpreendentemente realistas que existem. Centra-se em personagens semelhantes a Pokémon que lutam e se reproduzem em um simples jogo de estratégia. O que o diferencia é o fato de que, além de ganhar estrelas, corações ou doces esmagados por vencer este jogo, os jogadores recebem algo muito mais valioso, pelo menos teoricamente: Smooth Love Potion.

A capacidade de ganhar jogando um jogo transformou a vida de alguns jogadores, muitos nas Filipinas, onde explodiu em popularidade à medida que a pandemia deixou muitos sem trabalho e os dólares – assim como os tokens digitais – vão longe. Pelo menos quando seus preços estiverem em alta.

É impossível dizer exatamente quantas pessoas estão jogando para ganhar. Mas todos os sinais estão apontando para cima. Um marcador: a relação entre jogos e carteiras digitais, essas contas que as pessoas usam para receber e armazenar criptografia. Em março passado, cerca de 51.000 carteiras ativas diárias estavam conectadas a contratos relacionados a jogos no ecossistema de blockchain, de acordo com a DappRadar, uma empresa que rastreia dados sobre finanças descentralizadas. Três meses depois, esse número disparou para 359.284 – um aumento de 599%.

Jogos como Axie mostram por que os titãs da tecnologia estão gravitando em torno do conceito: O metaverso e suas possibilidades têm o potencial de mudar não apenas a forma como trabalhamos, ganhamos e gastamos, mas também as maneiras fundamentais como vivemos, planejamos e conduzimos nossas vidas. Em essência, eles prometem transformar a maneira como o capitalismo funciona.

“Axie incorpora uma nova geração de jogos, onde os criadores de jogos não operam com medo, mas sim como uma economia de mercado aberta e livre”, escreveu Arianna Simpson, sócia geral da firma de capital de risco Andreessen Horowitz que investiu na Sky Mavis, o estúdio vietnamita que desenvolveu Axie. “O que isso significa para o futuro dos jogos, e realmente da web como a conhecemos, é tão grande quanto sua imaginação permite.”

O que Simpson está sugerindo vai além do mero fato de que os jogadores do Axie podem ganhar criptomoedas. Axie mostra como um pilar fundamental do metaverso – o token não fungível – funciona e por que alguém pode querer colocar as mãos em um.

NFTs são certificados digitais que ajudam a provar que você possui coisas no reino online. Alguns deles foram vendidos por milhões de reais, mas a maioria deles não tem valor econômico claro e não impõe preços altos. Recentemente, um NFT foi vendido por mais de 500 milhões de dólares, mas mais tarde foi revelado que não havia sido vendido.

Coleção NFT

No canto do metaverse de Axie, por mais primitivo que seja agora, os jogadores devem comprar NFTs – os monstros blobby chamados Axies – antes de poderem jogar. A aposta: um mínimo de três Axies, a cerca de 300 dólares cada, pagos em Ethereum, a criptomoeda número 2 depois do Bitcoin. Em outras palavras, leva quase mil dólares para começar a jogar, sem garantias de sucesso.

O resultado: o Axie se tornou a coleção mais valiosa de NFTs até então.

Números como esses animaram ouvidos ricos. Em maio do ano passado, Mark Cuban e Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit, investiram na Sky Mavis. Justin Sun, CEO da BitTorrent e fundador da TRON Foundation, lançou um fundo de 300 milhões de dólares com foco em jogar para ganhar e GameFi. E Andreessen Horowitz, avaliando Sky Mavis em 3 bilhões de dólares, liderou recentemente uma rodada de financiamento da Série B de cerca de 150 milhões de dólares.

O que é notável com os NFTs na GameFi é que eles não são apenas arquivos digitais para olhar. Eles fazem coisas, interagem com outros NFTs e podem ser apreciados com o tempo. Veja como:

Imagine poder ganhar dinheiro jogando Mario Kart, aquela infatigável série spinoff para a Nintendo do Super Mario pré-internet. Você não teria que ser tão bom nisso. Você não teria que jogar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Porque, neste experimento mental, você será Mario pelo tempo que quiser. Você consegue ser ele porque você o possui.

Como o seu Mario é um NFT, ele é impossível de duplicar. Você e só você o possui. E como você é o dono do Mario, seu kart é sempre melhor e mais rápido do que aqueles pilotados por outras caras conhecidas no Reino do Cogumelo, como Luigi, Sapo e Princesa Peach. Então vá, ganhando o dinheiro digital do reino – Mariocoins, vamos chamá-los.

Dada a economia de mercado, talvez você precise pagar mais por NFT Mario do que por, digamos, NFT Peach. Mas então você também ganharia mais, porque aqui no Mushroom Kingdom, Mario é o jogador mais rápido. Quando você sai do jogo e volta ao seu trabalho diário, ainda possui Mario. Quando você começa a jogar novamente, Mario está lá, esperando por você. Esperando para ganhar Mariocoins.

Você pode vender Mario para outro jogador, se quiser. Se você jogou Mario direito, ele pode valer mais agora do que quando você o comprou. Talvez você tenha demonstrado como Mario pode ser lucrativo. Talvez mais pessoas queiram jogar Mario Kart. Talvez o valor do Mariocoin tenha aumentado porque todo mundo está falando sobre ele nas redes sociais.

Isso, em poucas palavras, é o que os evangelistas da GameFi estão tentando construir.

“Os jogadores podem realmente possuir os itens do jogo e podem ver que eles são escassos”, disse o cofundador da Axie, Aleksander Leonard Larsen. “E é muito mais real do que quando você vê alguém usando uma bolsa Louis Vuitton na rua. Você literalmente não tem ideia se essa coisa é real ou não. Só essa dúvida que você tem é tão adequada para o mundo hoje, porque tudo é tão falso. O que esse blockchain traz é a confiança. Isso então se estende aos ativos digitais. ”

Mudança de jogo

Durante anos, jogadores como Peurifoy prestaram homenagem aos senhores de uma indústria de US $ 175 bilhões – Sony, Nintendo, Tencent, Microsoft – para jogar em feudos digitais. Eles viram os frutos de seu trabalho – aquelas estrelas e corações ganhos, níveis transcendidos – desaparecerem no nada quando o jogo terminar. Eles querem algo mais, algo mais próximo do capitalismo, com propriedade privada dos meios de produção, trabalho assalariado, troca voluntária.

Nesta nova ordem mundial, Peurifoy é um pouco como um banqueiro. Ele criou sua Guilda digital construída em torno de sua persona online, literalmente chamada de Das Kapitalist. Os membros desta Guilda se encontram no Twitch, uma espécie de YouTube para videogames com streams ao vivo e funcionalidade de bate-papo.

Como os Axie NFTs são tão caros, Peurifoy financia “bolsas de estudo” para jogadores interessados em todo o mundo. Ele possui os NFTs, mas os membros de sua Guilda os jogam, ganhando mais criptomoedas. Peurifoy então divide os ganhos com seus jogadores.

 

Carlos Enrique Sierra Almaraz

Carlos Enrique Sierra Almaraz, 24, descobriu Axie neste verão e diz que largou a faculdade de medicina na esperança de ficar rico na GameFi também.

Almaraz, que atende pelo apelido Steel Valkyries, já está subindo na economia Axie. Ele passou de “estudioso” de colarinho azul a “moderador” ou “mod” de colarinho branco. Além de jogar várias horas por dia, ele também lida com várias tarefas administrativas.

O capitão é um dos generosos capitalistas do Axie: ele divide os lucros em meio a meio. O que se diz é que patrocinadores mais gananciosos dispensam aos acadêmicos meros 10%, diz Almaraz. Ele calcula que arrecadou $ 700 (dólares reais) em setembro – uma moeda séria em Ciudad del Carmen, e mais do que seus pais ganham juntos. Eles ainda não superaram totalmente sua decisão de abandonar a faculdade de medicina, mas, diz ele, não podem discutir com o dinheiro.

 

Almaraz jogando Axie em sua casa.

Axie é apenas um reino no crescente cripto-verso. Há também CryptoBlades, uma Terra Média virtual onde os jogadores ganham tokens de HABILIDADE matando monstros. E há o ZED RUN, no qual os jogadores são donos, competem e criam puro-sangue digital. Illuvium promete uma “jornada por uma paisagem vasta e variada em sua busca para caçar e capturar criaturas semelhantes a divindades”.

Crypto Tokens

Como Axie atraiu jogadores, Axie Infinity Shards – outro token no jogo – decolou. O AXS disparou de R$17,99 em junho para cerca de R$760,00 agora, embora algumas das criptomoedas mais populares tenham perdido valor.

Essa vantagem não é perdida pelos jogadores, especialmente aqueles em países em desenvolvimento. As salas de bate-papo estão cheias de histórias sobre como Axie ajudou alguém a sobreviver durante a pandemia ou até mesmo ganhou dinheiro suficiente para comprar uma casa.

Nas Filipinas, onde Axie explodiu, Red Bantilo voltou-se para o jogo depois de perder seu emprego como preparador físico. Sua esposa largou o emprego de enfermeira porque não se sentia segura e agora também está interpretando Axie.

Bantilo, 34, acumulou um pequeno investimento inicial em um estoque de 130.000 tokens Axie. Ele conseguiu comprar seguro de saúde e espera ganhar o suficiente para reformar sua casa em Bulacan, ao norte de Manila. Ele também está patrocinando 28 bolsistas.

Os criptoevangelistas dirão que bênçãos choverão sobre os fiéis. Shreyansh Singh, chefe de NFTs e jogos da Polygon, diz que os principais estúdios de jogos estão observando. Ele prevê que a transição para jogar para ganhar será lenta e difícil, mas diz que a mudança parece “inevitável”.

“Eles não podem abandonar o que sabem e pular para um navio inteiramente novo”, diz Singh sobre os senhores do jogo. “Eles não querem irritar os usuários.”

Inúmeros obstáculos se aproximam. Os desenvolvedores de jogos estão tentando desenvolver recursos de “conhecer seu cliente” semelhantes aos que o banco usa para descobrir dinheiro ilícito. Crypto não tem escassez de atores mal-intencionados, todo o mundo financeiro está se movendo em direção à tecnologia do estilo blockchain.

“Dez, 20 ou 30 anos no futuro, todos os ativos serão convertidos em tokens”, prevê Olsen. “Todas as ações, todos os títulos estarão em uma plataforma de ativos digitais que está sendo construída pelo experimento de criptografia hoje.”

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo