DicasGerenciamento financeiro

6 Dicas Para Gerenciar Dinheiro em Tempos Difíceis

Em tempos de incerteza, é natural se preocupar com dinheiro. Você pode não ter perdido o emprego, no entanto, pode sentir ansiedade sobre o que poderia acontecer com a situação financeira de sua família. E a ansiedade pode ter um impacto negativo em sua saúde mental e física. Identificar para onde vai seu dinheiro, encontrar maneiras de economizar mais e minimizar seus gastos atuais pode ajudá-lo a se sentir mais no controle de suas questões financeiras quando você está vivendo em tempos turbulentos. Use essas dicas para ajudá-lo a administrar seu dinheiro hoje e se colocar em uma posição mais forte quando as coisas voltarem ao normal.

1. Gerenciar bem o dinheiro leva tempo

Mesmo em tempos bons, questões financeiras podem ser estressantes. No entanto, é importante dar a si mesmo tempo para aprender como administrar bem o seu dinheiro para que você possa fazer as melhores escolhas financeiras para sua família e suas finanças.

Reserve algumas horas por semana para trabalhar em sua educação financeira. Reserve 20 minutos por dia ou uma hora no fim de semana para aprender sobre gerenciamento de dinheiro. Você encontrará artigos online sobre tópicos financeiros, incluindo:

  • Orçamentação
  • Protegendo e construindo sua pontuação de crédito
  • Gerenciando dívidas
  • Construindo economias de emergência
  • Iniciando um plano financeiro
  • Dedicar um tempo agora para entender suas finanças pode ajudá-lo a construir um plano de ação para enfrentar os tempos e criar uma base sólida para o futuro.
2. Crie um orçamento familiar

Se você não usa um orçamento familiar, agora é a hora de criar um. Gerenciar dinheiro é difícil quando você não controla suas despesas pessoais, pagamentos regulares de dívidas e renda familiar.

Quer você opte por usar um aplicativo de orçamento gratuito, o método de orçamento de envelope básico ou até mesmo uma planilha do Excel, criar um orçamento e cumpri-lo o ajudará a localizar áreas problemáticas.

3. Revise seus gastos e despesas pessoais

O que está em sua lista de retiradas automáticas regulares? Sem uma revisão regular, é fácil cair na armadilha da assinatura. O aumento da assinatura acontece quando você está pagando por assinaturas de serviços, cursos ou assinaturas que simplesmente não usa mais.

Verifique as faturas de seu cartão de crédito e / ou extratos bancários para retiradas automáticas. Cancele aqueles que você não usa ou precisa mais. Verifique também suas outras despesas pessoais regulares. Reveja cada um para oportunidades de cortar seus custos.

Agregar serviços, fazer o downgrade para um plano mais barato, pedir um desconto ao seu provedor de serviços ou trocar de provedor de serviços pode ajudar. Você ficaria surpreso com a frequência com que pode conseguir um negócio melhor apenas pedindo.

E se você estiver lutando com os pagamentos, pergunte aos seus credores sobre a consolidação de dívidas ou um plano de pagamento.

4. Evite compras online

Quando você está tentando cortar despesas, evite compras por impulso. A compra por impulso prejudica o orçamento e pode dificultar a gestão do dinheiro. No mundo de hoje, as compras online oferecem uma distração tentadora das notícias de tempos incertos. No entanto, também é uma maneira rápida de se descobrir gastando demais.

Evite suas compras online aderindo a uma lista e definindo um valor máximo de gasto. Pratique a autodisciplina e, assim que seu carrinho de compras online incluir os itens de sua lista, dê uma olhada! Ficar na loja online pode levar a mais compras por impulso.

5. Encontre maneiras criativas de economizar

Cortar seus custos pessoais e seus gastos o ajudará a economizar dinheiro. E economizar é uma atividade fundamental para administrar dinheiro em tempos de incerteza.

Além de cancelar assinaturas online não utilizadas e minimizar suas atividades de compras online, procure outras maneiras de economizar alguns dólares em seus gastos regulares.

Por exemplo, corte os custos dos alimentos plantando uma horta. Brote grãos secos entre duas toalhas de papel úmidas e, em seguida, plante-os no composto que você cria com seus restos de vegetais, cascas de ovo e borra de café. Outros vegetais que crescem com as sobras incluem pimentão, cebola, alho e alface.

Use um plano de refeições para aproveitar ao máximo os preços de venda dos supermercados locais e procure receitas onde você possa usar as sobras para fazer sopas e ensopados.

6. Construa seu fundo de emergência

Um fundo de emergência saudável pode ajudá-lo a enfrentar tempos incertos. Um fundo de emergência de despesas no valor de 3-6 meses fornece fundos para usar em contas regulares da casa caso sua renda pare repentinamente devido à perda de emprego, doença ou outros fatores que podem estar completamente fora de seu controle.

Mesmo em tempos difíceis, você pode encontrar maneiras criativas de construir seu fundo de emergência. Comece aplicando parte do dinheiro economizado nas atividades de corte de custos acima ao seu fundo.

Em seguida, examine seu sótão, garagem e porão em busca de itens não usados ​​ou usados ​​com cuidado para vender por meio de classificados online locais ou grupos do Facebook. Pequenos eletrodomésticos, equipamentos esportivos e roupas sazonais podem ser boas opções.

Em tempos turbulentos ou incertos, é compreensível ficar ansioso com as coisas que você não pode controlar.  Também é importante entender que ao ficar ciente de seus gastos, cortar custos e aumentar sua economia, você pode fazer escolhas financeiras mais sábias agora. Tome medidas para proteger sua família financeiramente para que você esteja na melhor posição possível quando a situação mudar.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo